Criação e Gestão Circular
em Artesanato
de 24 de junho a 22 de agosto
Você quer aplicar de forma prática e estratégica seus conhecimentos em criação, gestão e sustentabilidade no artesanato?
A Jornada de Criação e Gestão Circular em Artesanato é uma iniciativa voltada para artesãos do Amapá que desejam fortalecer seus empreendimentos, ampliar seu repertório criativo e conquistar novos mercados.
Por meio de oficina, mentoria coletiva e consultorias individuais, vamos explorar de forma objetiva os caminhos da criatividade e da economia circular aplicados à realidade do artesanato amapaense.
Saiba mais
O quê?
A Jornada de Criação e Gestão Circular em Artesanato será realizada em quatro etapas: um fórum aberto a todos os artesãos e artesãs inte-ressados em aprimorar suas operações; um processo de autoavaliação online; uma oficina criativa para 20 participantes; e uma mentoria coletiva em gestão circular, também para 20 participantes, com consultorias individuais.
Como?
O fórum será conduzido em um único dia, presencialmente, mas com atividades online durante a tarde. A oficina criativa presencial de artesanato sustentável realiza-se em quatro dias seguidos, com atividades essencialmente práticas.
A mentoria coletiva em gestão circular também é presencial, em dois dias seguidos, a partir de quando vão se iniciar as sessões de consultoria individual online.
Quando?
O fórum aberto realiza-se em 24 de junho, das 9:00 às 16:00, no Sebrae AP, em Macapá. O processo seletivo online para as atividades seguintes vai de 25 a 29 de junho. A oficina criativa presencial será de 1º a 4 de julho, sempre das 13:00 às 18:00. A mentoria coletiva será em 6 e 7 de agosto, abrindo caminho para as consultorias individuais online, entre 11 e 22 de agosto.
Para quem?
O fórum é aberto a até 200 artesãos e artesãs que estejam mobilizados para se desenvolver e conquistar novos mercados, desde que se inscrevam gratuitamente aqui no site da jornada. O processo seletivo online definirá os 20 participantes da oficina criativa presencial e os outros 20 da mentoria coletiva presencial em gestão circular, que por sua vez terão direito aos dois atendimentos individuais online.
Quais são os conteúdos, facilitadores e datas?
Fórum Números e Cores
com Roberto Meireles
24 de junho, das 9:00 às 16:00
Sonho versus ofício
Tradição versus inovação
Escala de características inovadoras
Processo criativo
Conceito de valor
Planejamento pessoal e profissional
Dinâmica de avaliação online
Oficina Criativa de Artesanato Sustentável
com Ana Sudano
de 8 a 11 de julho, das 13:00 às 18:00
Economia criativa
Auto pesquisa e identidade
Pesquisa criativa
DNA do artesão
Território como ponto de partida
Mapa mental coletivo
Desenvolvimento de coleção
Mentoria Coletiva de Economia Circular no Artesanato
com Gabi Mazepa
6 e 7 de agosto, das 13:00 às 18:00
Economia circular
ESG no mercado do design
Consumidor de artesanato
Experiência do cliente
Memória afetiva
Método 5W2H
Artesanato como empreendimento
Consultoria Individual de Economia Circular no Artesanato
com Gabi Mazepa
de 11 a 22 de agosto, das 8:00 às 13:00
Serão dois atendimentos individuais online de uma hora cada para cada um dos 20 artesãos que tiverem participado da mentoria coletiva, registrando-se o processo e os resultados no formulário proposto pelo Sebrae AP.
O que você ganha participando?
Você vai se preparar para responder prontamente às necessidades de ambiente comercial cada vez mais concorrido;
Terá meios para aprimorar sua qualificação no que se refere aos temas trabalhados, atingindo melhores resultados;
Ganhará visão crítica da prática do dia a dia, adotando o autodesenvolvimento para o crescer como empreendedor;
Vai compreender as necessidades dos clientes, criando soluções que alavanquem resultados do seu empreendimento;
Será um agente multiplicador que contribui efetivamente para o crescimento sustentável do seu empreendimento.
Perguntas Frequentes
Quem deve fazer o programa?
Artesãos que busquem opções mais assertivas para os seus empreendimentos com empenho e embasamento, garantindo iniciativas viáveis, eficientes e eficazes.
O programa oferece certificado?
O certificado será disponibilizado para todos os participantes que cumprirem pelo menos 75% da carga horária das atividades para as quais se inscreveram.
Quando acontece o programa?
Os encontros serão realizados entre 24 de junho e 22 de agosto de 2025, de acordo com calendário específico de cada atividade.
Quem vai conduzir o programa?
Roberto Meireles
Tem forte atuação na consultoria em Educação, Marketing e Organizações há mais de trinta anos. É Mestre em Educação pela PUC-Rio, Pós-graduado em Administração pelo Coppead UFRJ e Engenheiro pela UFRJ. Há dezesseis anos fundou o Instituto Rio Moda e da ABPModa, dos quais é diretor.
Ana Sudano
Graduada em Design de Moda pela Fumec, com pós-graduação em Gestão para Negócios de Moda pelo Senac SP com formação técnica pelo Senai. Trabalhou como estilista para empresas como Animale, PatBo, Graça Ottoni, Alphorria, entre outras e atuou na concepção de desfiles para SPFW, Minas Trend Preview, Fashion Rio, entre outros.
Gabi Mazepa
Pioneira nos assuntos que compõem o Re-Roupa: soluções criativas para resíduos têxteis. Atuou em projetos relacionados aos processos criativos e colaborativos e resgate de saberes artesanais ancestrais. Colabora com a gestão criativa de sobras têxteis no Grupo Soma.
Quais são os benefícios mesmo?
Você vai se preparar para responder prontamente às necessidades de ambiente comercial cada vez mais concorrido;
Terá meios para aprimorar sua qualificação no que se refere aos temas trabalhados, atingindo melhores resultados;
Ganhará visão crítica da prática do dia a dia, adotando o autodesenvolvimento para o crescer como empreendedor;
Vai compreender as necessidades dos clientes, criando soluções que alavanquem resultados do seu empreendimento;
Será um agente multiplicador que contribui efetivamente para o crescimento sustentável do seu empreendimento.
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